Há apenas uma semana, as ruas se encheram de vida, os corações se aqueceram com a felicidade compartilhada, e uma sensação palpável de renovação permeou o ar. Esta celebração, que acabou de acontecer e que faz parte de nossa cultura, não é apenas uma oportunidade para a diversão desenfreada, mas também um momento de purificação e introspecção, preparando o espírito para o que está por vir. Em sua origem o Carnaval está relacionado à celebração de renovação e de fertilidade, celebração da vitalidade da terra e a renovação da vida. Hoje é o resultado de uma longa evolução de festividades e rituais que misturam influências de várias culturas e tradições ao longo da história e, para nós, marca o fim das férias de verão e simboliza um “novo começo” para o ano em que estamos. Em muitos aspectos, serve como um lembrete anual de que a mudança é possível, e a renovação, necessária.
Curiosamente, o espírito do Carnaval – com sua ênfase na celebração, comunidade e autenticidade – encontra um paralelo notável na liderança humanizada. Esta abordagem à liderança, valoriza a empatia, a conexão genuína e o desenvolvimento pessoal, e ecoa o desejo de renovação e transformação. Assim como o Carnaval, que acabou de ser celebrado, marca um ponto de reinício cultural, a liderança humanizada pode representar um novo começo para organizações que buscam revitalizar suas práticas, promovendo um ambiente de trabalho mais acolhedor, inclusivo e produtivo.
Líderes podem canalizar essa energia renovadora para impulsionar mudanças significativas dentro de suas organizações. Isso pode ser alcançado através da implementação de práticas que fomentem a inovação, o bem-estar e a colaboração. Por exemplo, workshops de desenvolvimento de equipe que enfatizem habilidades comunicativas e resolução de conflitos podem ajudar a fortalecer os laços entre os membros da equipe. Da mesma forma, a criação de espaços seguros para compartilhamento de ideias e feedback pode encorajar a autenticidade e a inovação.
À medida que as celebrações do Carnaval se desvanecem e a vida retoma seu curso regular, nos deparamos com uma escolha: retornar à velha rotina ou abraçar a oportunidade de renovação e mudança que este novo começo oferece. A liderança humanizada, com sua ênfase na empatia, no respeito mútuo e no crescimento conjunto, oferece um caminho promissor para as organizações que desejam não apenas prosperar, mas também criar um ambiente de trabalho verdadeiramente enriquecedor para todos os envolvidos.
Que este período pós-Carnaval seja um momento para reavaliar, reimaginar e revitalizar nossas abordagens à liderança e colaboração. Juntos, podemos transformar nossos ambientes de trabalho em espaços de crescimento contínuo, inovação e, acima de tudo, humanidade. Que este novo começo seja o impulso que precisamos para criar uma mudança positiva duradoura, tanto dentro de nossas organizações quanto em nós mesmos.
Iêda Pereira Lima, Conecto você consigo, com o outro e com o mundo | Mentora | Cultura de Aprendizagem | Facilitação I Embaixadora voluntária do Human Skills Manifesto