Vamos falar sobre trocar de emprego?! E que tal fazer uma analogia com o mundo das plantas e suas trocas de vasos? Meio louca essa comparação, mas deixa eu explicar a minha vivência.
Então, imagine essa planta toda apertadinha no vasinho, sem espaço pra crescer, meio sufocada. Assim como ela, há alguns meses eu me sentia estagnada em um emprego que amei por muito tempo, e tive um grande retorno em termos de bagagem profissional em processos e conhecimento. No entanto, em algum momento parou de fazer sentido e aos poucos me senti desmotivada e não conseguia enxergar algum caminho para que houvesse melhorias no cenário.
E da mesma forma que um jardineiro tem o feeling para entender o momento certo de mudança de vaso, o Profissional do Futuro, com suas humans skills precisa estar atento para fazer o movimento de procurar novos desafios e ares para que volte a crescer.
Mas muito engana-se quem acredita que é só trocar, e pronto. Assim como as plantas requerem cuidados, precisamos realizar esse movimento com cautela e planejamento. Entender quais são nossos objetivos, metas e as oportunidades que surgem, e nos preparar para a mudança de fato.
Agora vamos falar sobre alguns sinais de que é hora de partir, o que considerar na hora de escolher a próxima posição e como criar um ambiente de trabalho que nos deixe florescer. Bora nessa jornada juntos?
· Estagnação Profissional: Você percebe que está há um bom tempo fazendo as mesmas tarefas, sem oportunidades de crescimento ou desenvolvimento profissional.
· Desinteresse: O trabalho já não desperta mais seu interesse ou paixão. Você se sente desmotivado e não enxerga mais sentido no que faz.
· Desafios Limitados: Não há mais desafios ou projetos estimulantes que o motivem a se esforçar e crescer profissionalmente.
· Desejo de Explorar Novos Horizontes: Você sente uma vontade crescente de explorar outras áreas, aprender novas habilidades ou trabalhar em um campo completamente diferente.
· Falta de Reconhecimento: Seu trabalho não é reconhecido ou valorizado, mesmo após seus esforços e contribuições para a empresa.
· Incompatibilidade com os Valores da Empresa: Você percebe uma divergência entre seus valores pessoais e os valores da empresa onde trabalha, o que dificulta sua identificação e engajamento com a cultura organizacional.
Estes são apenas alguns dos sinais que indicam o momento certo para começar a planejar a sua troca de vaso. No meu caso, além de identificar alguns desses pontos, recorri a minha amada mentora para que pudesse me auxiliar nesse processo que foi fundamental para a mudança que realizei, pois desde a nossa primeira conversa ela disse o quanto eu era capaz de crescer verticalmente, quando eu mesma não acreditava e poderia ter me submetido a algum vaso menor que não daria suporte às minhas raízes e flores.
O meu maior aprendizado em três anos e meio de pandemia/terapia/vida e muita jardinagem, foi que em muitas decisões precisamos respirar fundo antes de tê-las.
Camila Sanches,
Analista de Sistemas e Team Lead na área da tecnologia